A Casa do Porco
Janaína Torres Rueda
Nascida e criada no centro de São Paulo, Janaína Torres Rueda comanda, ao lado de Jefferson Rueda, quatro estabelecimentos na região. Seu primeiro negócio, o Bar da Dona Onça, inaugurado em 2008 no Edifício Copan, foi o precursor do movimento de retomada da área. Ela também administra os negócios da família: Hot Pork, Sorveteria do Centro e A Casa do Porco, 17º colocado no ranking The World’ 50 Best Restaurants e único brasileiro entre os 50 melhores do mundo.
De 2015 e 2019, a convite do Governo do Estado de São Paulo, trabalhou no desenvolvimento do projeto “Cozinheiros pela Educação” para a substituição de produtos processados e industrializados das merendas das escolas estaduais por ingredientes in natura. A chef treinou cozinheiras para aplicarem o cardápio em cerca de 1800 escolas estaduais da capital, beneficiando mais de dois milhões de alunos.
Em 2020, Janaína recebeu o American Express Icon Award, sendo eleita Ícone da América Latina pelo Latin America’s 50 Best Restaurants. A premiação celebra agentes da gastronomia que usam sua visibilidade para promover mudanças positivas no meio e reflete o compromisso da chef com a comunidade. De sua participação no projeto da merenda escolar em São Paulo, passando por seus esforços para promover inclusão por meio da gastronomia, até o seu envolvimento na campanha por socorro à indústria da hospitalidade durante a pandemia de Coronavírus.
Em junho de 2021, assumiu a presidência do Instituto Brasil a Gosto. Fundado em 2006 por Ana Luiza Trajano, promove projetos que valorizam os ingredientes nacionais e garantem sua acessibilidade ao consumidor final. É, ainda, autora, junto com o jornalista Rafael Tonon, do livro “50 Restaurantes com mais de 50”. Em 2022, tornou-se Embaixadora do Itamaraty representando a comida do Sudeste. Dentre os próximos projetos, destaca-se a criação dos menus das embaixadas do Brasil em Londres, Buenos Aires e Ancara.
Jefferson Rueda
Jefferson Rueda é cozinheiro nascido em São José do Rio Pardo, marido da também cozinheira Janaína Rueda e pai de João Pedro e Joaquim. Sócio do Bar da Dona Onça, chef da Casa do Porco Bar e do Hot Pork, e chef proprietário da Sorveteria do Centro. Seu primeiro emprego foi como açougueiro aos 17 anos, um pontapé para que seguisse no universo da gastronomia.
Jefferson cursou a primeira classe de gastronomia do Senac no Brasil, e estagiou em restaurantes renomados
na Europa, como o El Celler de Can Roca. Hoje, com uma carreira sólida de mais de 20 anos, acumula prêmios nacionais e internacionais.
Agora, volta seu olhar para uma nova direção: a transformação de hábitos e costumes da alimentação popular no Brasil. Sonha em deixar um legado sobre o resgate da cultura da carne suína e, por meio de seu trabalho com produtos artesanais, busca a conscientização de uma alimentação de qualidade e o resgate do valor cultural da comida, de suas raízes.
Horários
De seg a sab das 12h às 0h
dom das 12h às 17h
Janela de Comida Rápida:
a partir das 11h
Endereço
Rua Araújo, nº 124
Centro – São Paulo/SP
CEP: 01220-020